José de Faria Costa

Subtitle

Vida Fora do País

No dia 21 de Agosto de 2014 recebeu o "Título de Cidadão Pessoense", concedido pela Câmara Legislativa da cidade de João Pessoa-PB (Brasil).

Foi nomeado Comissário (externo), em 12-6-2013, da Comissão avaliadora, referente aos Professores Catedráticos e Associados (sector concursal 12/G1 – Direito Penal), no âmbito da Abilitazione Scientifica Nazionale (Itália).

No dia 29 de Maio de 2007, recebeu o "Título de Cidadão Paulistano", concedido pela Câmara Municipal de São Paulo (Brasil).

Em 2005 foi convidado para ser Avaliador do Departamento de Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, função que exerceu entre os dias 9 e 12 de Maio desse mesmo ano.

Foi eleito Presidente do Grupo Português da Association Internationale de Droit Pénal (AIDP), em Maio de 1998.

Em 1998, foi convidado como professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Trento.

Em 1997, foi convidado para integrar, em nome de Portugal, o Comité Científico da revista L’Indice Penale.

Participou, enquanto membro de Computer Crime Study, em uma reunião, em Bruxelas, sob os auspícios da Comissão Europeia, no dia 25 de Novembro de 1996.

Como bolseiro da Fullbright Foundation, frequentou, em Salzburg, um Seminário sobre “Crime and Criminal Justice”, de Maio a Junho de 1977.

Participou em várias reuniões do Conselho da Europa, no Comité para os assuntos criminais, em representação do Governo Português.

Participou, de 17 de Novembro a 5 de Dezembro de 1975, numa reunião de docentes do Ensino Superior, que teve lugar na então Berlim Ocidental, a convite das autoridades alemãs.

 Fora do País, frequentou, em 1974, como bolseiro do DAAD, um curso de língua alemã, em Prien, promovido pelo Goethe-Institut.